segunda-feira, 6 de julho de 2009

Gosto De Andar De Ônibus.

Andar de ônibus, pode te levar para lugares diferentes.
O ônibus por ser um transporte coletivo, reune pessoas diversas.
Você se senta ao lado de uma pessoa que nem se quer conhece, mas pode passar a conhecê-la por alguns instantes, caso ela puxe assunto ou não, ou se você acaba puxando.
Estar dentro de um ônibus, te leva não só fisicamente para algum lugar, como até espiritualmente, digo: Ali você vive uma outra história, não só a sua, como estar dentro do seu quarto, mas eu enfatizo o ônibus por que nem sempre você quer ouvir alguém falando ao seu lado, ou escutando uma música chata alta no celular...
E eu diariamente vivo várias estórias quando pego ônibus. Gosto de sentar na frente.
Outro dia Quando eu estava indo trabalhar, haviam três mulheres muito engraçadas dentro do ônibus que eu estava. Elas, duas eram irmãs e a outra era a filha de uma delas, elas estavam na frente como eu. E uma brigava com a outra, ou por causa da comida que uma comia demais, ou porque a outra bebia muito e tinha uma barriga enorme, uma gostou de um faqueiro que viu no programa da Ana Maria Braga, que custava quatro mil reais...e a outra disse´:
- "Se liga muié, compra faca na feira que custa dez real, e gasta esses quatro mil em uma clínica para você parar de beber, ou compra um barraco e sai do meu".
Na hora a cena da discussão que eu estava vivênciando parecia engraçada, mas depois não! Pensei naquele exato momento por que o desejo daquela mulher de ter um faqueiro de quatro mil reais? por que ela simplesmente não pode ter? ou por que o programa estimula uma pessoa que com um faqueiro daquele ela vai ser mais feliz! E vai? Não.
Ou talvez momentaneamente, ou até algumas vezes em que tiver carne na mesa. E por que um faqueiro atraía tanto aquela mulher? Por que ela não pode ter! E o desejo de ter algo que não se pode ter, fica muito mais forte quando acreditamos que um dia possa termos.

Em um outro dia fui sentada na frente e um motorista muito falante disse ao cobrador olhando uma foto atrás do ônibus que estava na frente de uma casa enorme que dizia:
"Venha ser feliz você e sua família".
O motorista disse para o cobrador:
- Aí sim hein? isso sim é que vida!olha que casona!
Olhou para mim por uns instantes e disse:
- E você moça, não tem carro não?
- Ainda não, mas se Deus quiser em breve!
- Olha só vejo um carro que é a sua cara!
- Ah é?...Qual?
- O "Tuquison", sabe?
- Hmmm, acho que sei, respondi.
- Olha, é esse aí do seu lado.

Dei risada. E achei legal ele me desejar um carro enorme.
E disse:
- Ah mas é muito caro, e quero um carrinho mais simples.
- "Oxi", e você acha que é só o povo que tem dinheiro, esse povo paga anos esses carros... e as vezes nem paga, viu?. Você viu o Michael Jackson, que deixou uma dívida de quinhentos milhões?
- É ? Vi sim!...Mas tenho que descer...
A última pergunta dele foi:
- Você faz faculdade? Tá se formando?...
E eu respondi:
- Ainda não. Mas em breve...Tchau!
Ele não fez faculdade, e pra ele só quem faz faculdade é que pode ter uma casa daquela foto, ou um carro daquele que passava ao nosso lado. Ou até mesmo ter um faqueiro de quatro mil reais. Mas acima de uma casa, um carro ou um faqueiro é preciso ter educação, cultura, arte, saúde, informação, e um bom transporte coletivo para todos!
E de ônibus eu continuarei andando, para ouvir cada vez mais estórias, e poder contá-las.
E se acaso eu comprar meu "Tuquison", foi por desejo do motorista que achava que eu teria ainda aquele carro.

Nenhum comentário: